Wednesday, June 8, 2011

Em um mundo melhor

Vi um filme ótimo ontem, chamado "Em um mundo melhor".
Fazia tempo que eu não assistia dramas ou filmes com conteúdo crítico ou reflexivo. Isso me fez bem. Me fez lembrar que tantas coisas que achamos ruins na vida sempre podem ser piores. Neste caso, o filme mostra a falta de controle da raiva e da insatisfação com a atitude de outras pessoas.
O filme mostra um menino de 12 anos que tem métodos aparentemente muito eficazes de se impor e mostrar que "está no controle". Ele articula bem suas idéias, é inteligente, não tem medo de nada e sabe transmitir essa idéia para as outras crianças. Ele acaba levando seu amigo, que sofre de bullying, a participar de suas vinganças e violentas demonstrações de que "está no controle".
O pai da segunda criança trabalha de médico no Quênia, onde diariamente ele trabalha com as consequencias de maldades humanas que vão muito além de pneus de bicicleta esvaziados e apelidos maldosos do dia-a-dia das crianças. Ele tem forte convicção na não-violência, e impressionante controle emocional diante de situações intimidadoras ou urgentes.
No filme essas duas atitudes antagônicas são estressadas ao máximo, até resultar num desfecho impressionante.
(meio de abril 2011)

No comments: