Friday, September 30, 2011

Aprendendo Banco-Centralês

Para aprender banco-centralês, é preciso muita paciência e um entendimento profundo dos princípios abaixo:

Princípio 1: Por que resolver em 1 passo um problema que pode ser resolvido em 3? Ou melhor, 5... ou melhor 10!!! Ei, espera... dá para colocar 20 passos aqui!!!

Princípio 2: Nunca unifique as soluções em um lugar só: com tantas tecnologias diferentes por aí, por que focar em apenas uma? Use sistemas web, programas instaláveis, sistemas DOS, máquinas virtuais, pra que juntar tudo num lugar só???

Princípio 3: Cite o maior número de resoluções e circulares possíveis, não se esquecendo de suas datas de publicação. Cite também as leis antigas que já não valem mais. Comece todas as suas frase com algo como "De acordo com a Resolução 9498 de 21/04/1992, com a Circular 8198 de 23/08/1985, que revogou a Circular 8122 de 12/03/1984, ..."

Princípio 4: Fale em código: "estamos enviando o documento 7021, por meio do sistema TTS422, em cumprimento à resolução 9022 de 24/04/1996, após ter obtido o credenciamento para a transação FPKT322 junto ao sistema PPTS300, e com a aprovação da 14a. secretaria para assuntos financeiros..."

Princípio 5: Duplique, triplique, quintuplique trabalho: "estamos enviando o relatório 7575 no formato xml, juntamente ao relatório 7585, de igual conteúdo mas em txt, por meio do sistema XPTO42, e adicionalmente estamos enviando o relatório 7565, também de igual conteúdo, por meio do sistema antigo, XPTO41, que por motivo desconhecido de homologação ainda está em operação"

Princípio 6: Atenção aos horários para entrar em contato... se você mandar email muito perto do meio-dia, as pessoas já estão saindo para o almoço, e não vão te responder. E olha só, muita gente almoça à uma, então não espere resposta nesse horário também. Às duas calma lá né... o pessoal tá fazendo a digestão, batendo um papo, tomando um café... e às três... bom, tem tanto email, é mais provável que o seu passe batido e ninguém veja... E se for sexta, nem adianta mandar email... ninguém vai ver. Também não adianta ligar de cara sem mandar email. Eles vão pedir para você mandar um email para "formalizar a ocorrência". E nisso você volta à estaca zero porque ninguém vai olhar seu email. A regra então é: mande email cedo e espere até as 4 da tarde. Então ligue, faça tom de bonzinho e pergunte "vocês chegaram a ver o email que eu mandei?" (sabendo que eles não viram). Aí eles vão olhar, não vão poder mandar você mandar um email porque você já mandou, e essa é sua melhor chance de ter seu problema minimamente resolvido.

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