Tuesday, February 15, 2011

As fases do Chinês

Certa vez uma conhecida me perguntou se eu não tinha algum livro, algum material para ela aprender chinês. Ela me especificou que não queria nada muito sério, muito extenso, que não queria fazer curso, queria apenas algo leve e fácil para ir vendo aos poucos.

Imagino que ela seja dessas pessoas que aprenderam inglês vendo filme e seriados, que tenha uma boa noção de espanhol por ter lido alguns livros, e que tenha se aventurado por outros idiomas e aprendido coisas básicas sem se esforçar muito, daí pensar que é possível sentar uma horinha por semana lendo algum material bobinho e aprender uma língua.

Mas o chinês é diferente.

Primeiro, a não ser que você seja algum gênio, você precisa SIM de um professor, pelo menos no começo. O sistema fonético chinês é completamente diferente do de qualquer língua ocidental. Não tem como começar a distinguir os sons e reproduzí-los por conta própria sem auxílio de professor. O professor vai reproduzir os sons, e ouvir você tentar (segurando o riso). Depois, o aluno precisa treinar, e muito. Repetir todos os fonemas e todos os seus tons no início de cada aula. Essa vai parecer uma tarefa inútil, que nunca traz resultado. Mas é o único jeito. Depois de alguns meses fazendo isso todo começo de aula, você vai começar a distinguir os tons das palavras que o professor te fala. Mas isso é apenas o começo. Com isso você apenas começa a distinguir e falar os tons individualmente. Mas quando se tem que ouvir ou falar uma frase, tudo muda. Os tons se encadeiam, cada frase tem seu jeito específico de falar os tons, cada combinação de tons tem sua técnica específica de falar, alguns tons são suprimidos, outros são ressaltados…

Segundo, não tem como estudar chinês de vez em quando e evoluir. Mesmo nativos estão sempre esquecendo os ideogramas. Não tem jeito fácil de memorizar os ideogramas, as palavras e expressões. Não dá pra decorar por associação, não dá pra decorar com musiquinha, quase não dá pra deduzir nada a partir das palavras que você já conhece, não adianta. Tem que sentar e estudar.

No comments: